Novos prefeitos nomeiam parentes para secretarias


Todo são parentes: a mulher, três irmãos, um tio e dois primos



Em Montadas, pequena cidade da Paraíba, quem tem o sobrenome Souza pode se considerar um felizardo. Sete dos nove secretários tem o mesmo sobrenome do prefeito eleito Jonas de Souza (PSD.).

Todo são parentes: a mulher, três irmãos, um tio e dois primos. Assim como ele, outros prefeitos recém-empossados nomearam parentes para assumir secretarias. De acordo com a súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), por ser considerada uma nomeação política, a prática é permitida. Segundo a Folha de S. Paulo, as nomeações para a chefia de pastas aconteceram em cidades de médio porte, como Itabuna e Mossoró (RN), e em outros municípios menores. Ainda segundo a publicação, outros prefeitos ignoraram as promessas de campanha e colocaram parentes como seus auxiliares.

No Maranhão, o novo prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PMDB), nomeou a mulher, um irmão e uma prima como secretários. No entanto, meses antes, criticou o antecessor por nomear parentes. Em paço do Lumiar Domingos Dutra antes PT e agora PC do B era opositor ferrenho do clã Sarney e conhecido pro severas críticas a pratica nepotismo, nomeou a esposa Núbia Dutra, para o comando da super secretaria de Administração, Finanças, Fazenda e Articulação Governamental, praticada vedada pela súmula do STF que trata de nepotismo.

Na Bahia, o democrata Fernando Gomes, em Itabuna, seguiu a cartilha. Nomeou a mulher Sandra Neilma para a secretaria de Ação Social, o sobrinho Dinailson Gomes para a Administração e o filho Sérgio Oliveira para o Trânsito.

Oliveira não tem experiência em gestão na área. A prefeitura, contudo, informou que contratará um engenheiro de tráfego para o cargo de subsecretário. Por meio de sua assessoria, Gomes defendeu as nomeações e disse que, caso a Justiça um dia considere a prática uma ilegalidade, demitirá todos os parentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política

Destaque

Últimas Postagens